As
leituras a cerca das temáticas de letramento e letramento digital me
trouxeram o início da discussão que coloquei em meu post anterior a
respeito de inclusão digital. O termo letramento digital é
autoexplicativo? Seria o letramento em ambientes digitais? E a
alfabetização digital, onde entra nessa conversa?
Magda Soares, em seu
texto “Letramento e alfabetização: as muitas
facetas”1,
alertando para uma possível contrariedade de sua proposta, discorre
sobre a impossibilidade de separar alfabetização e letramento. A
autora afirma que a alfabetização se dá por meio de atividades
sociais de leitura e escrita, ou seja, através de práticas de
letramento, sendo que este depende da alfabetização, com seus
sistemas alfabético e ortográfico, para se desenvolver. São
simultâneos e interdependentes, em uma concepção mais atual.
Transpondo para o
ambiente digital, e de uma forma um tanto quanto simplória, podemos
acreditar então que a Alfabetização Digital seria apenas o
manuseio técnico das máquinas, enquanto que o Letramento Digital,
mais do que a alfabetização digital, seria a “fluência” com as
máquinas e a internet, com a compreensão das complexidades dos
processos de leitura e escrita digitais próprias destes?
Pensando dessas
forma, será que apenas dispor do suporte digital já garante o
letramento digital para alguém “letrado” (desculpem, mas não
encontrei termo melhor!)? Será que uma pessoa dita “letrada”,
além de ser alfabetizada digital, pode ser instantaneamente
considerada letrada digital?
Acredito que
pensando assim, esquecemos as muitas particularidades e
características inerentes aos suportes digitais. O hipertexto, como
bem lembra o amigo Daniel, por exemplo, com sua não-linearidade,
reina, criando novas formas de estruturarmos nossos textos, com
inúmeros caminhos e possibilidades que podem ser a qualquer momento
seguidos.
E as diferentes
mídias suportadas pelos ambientes digitais; músicas, vídeos,
animações, dentre outros, que promovem uma quase infinidade de
formas de se expressar e que ampliam as maneiras tradicionais de
leitura e escrita? Será que o letramento digital é reservado
unicamente para as gerações contemporâneas, que já nasceram
imersas e interconectadas? Ou será justamente o contrário, uma vez
que muitos desses imersos fazem apenas leituras rasas, a chamada
leitura dinâmica, quando encontram materiais mais densos e volumosos
na rede? Será que os imersos também “desaprenderam” a escrever
ou estão criando uma outra (ou nova) forma de escrita mais
condizente com a, chamada por Baumann2,
“geração facebook”?
Acho que, em se
tratando de letramento digital, nada é tão exato que não possa ter
várias interpretações.
O texto da profa.
Bonilla3,
por exemplo, traz à tona uma discussão que poderia parecer
impensável há algum tempo: a possibilidade de pessoas, crianças e
adultos, ainda em processo de alfabetização ou que não estão
completamente alfabetizadas poderem utilizar o computador. O
comportamento de muitos desse sujeitos ante o computador parece
provar que isso é possível. As pessoas podem ter algum nível de
letramento mesmo que ainda não alfabetizadas, e ainda têm a
possibilidade de se apropriar de uma forma plena das potencialidades
das tecnologias digitais a partir da sua interação com as mesmas.
Em minha pesquisa de
mestrado, que versou a respeito das possibilidades da utilização
das tecnologias digitais no apoio ao professor no processo de
alfabetização de jovens e adultos, convivi com alguns depoimentos
que realmente foram surpreendentes. Por exemplo, ouvi o relato de um
aluno em processo de alfabetização inicial que tinha uma conta no
Orkut (bastante usado na época), sendo que este recebia o apoio dos
filhos para as atualizações do seu perfil. Surpresa também foi
saber ainda que muitos dos adultos analfabetos andam de transporte
coletivo e fazem compras com desenvoltura, grande parte das vezes sem
nenhum auxílio.
Enfim...espero que
as nossas discussões a respeito do tema sejam bem frutíferas e
possam trazer muitas respostas para minhas inquietações....ou
então, suscitar novas perguntas!!!
1 http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Textos/alfab_letra_soares.pdf
2 Veja
mais em
http://www.harleivrosa.blogspot.com.br/2012/03/dialogoscom-bauman-muitoboa-entrevista_26.html
3 http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Textos/nao_sei_ler_logo_nao_posso_usar_computador.pdf
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