terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alfabetização e letramento como pré-requisitos para o Letramento Digital? Alguns questionamentos.


As leituras a cerca das temáticas de letramento e letramento digital me trouxeram o início da discussão que coloquei em meu post anterior a respeito de inclusão digital. O termo letramento digital é autoexplicativo? Seria o letramento em ambientes digitais? E a alfabetização digital, onde entra nessa conversa?

Magda Soares, em seu texto “Letramento e alfabetização: as muitas facetas”1, alertando para uma possível contrariedade de sua proposta, discorre sobre a impossibilidade de separar alfabetização e letramento. A autora afirma que a alfabetização se dá por meio de atividades sociais de leitura e escrita, ou seja, através de práticas de letramento, sendo que este depende da alfabetização, com seus sistemas alfabético e ortográfico, para se desenvolver. São simultâneos e interdependentes, em uma concepção mais atual.

Transpondo para o ambiente digital, e de uma forma um tanto quanto simplória, podemos acreditar então que a Alfabetização Digital seria apenas o manuseio técnico das máquinas, enquanto que o Letramento Digital, mais do que a alfabetização digital, seria a “fluência” com as máquinas e a internet, com a compreensão das complexidades dos processos de leitura e escrita digitais próprias destes?

Pensando dessas forma, será que apenas dispor do suporte digital já garante o letramento digital para alguém “letrado” (desculpem, mas não encontrei termo melhor!)? Será que uma pessoa dita “letrada”, além de ser alfabetizada digital, pode ser instantaneamente considerada letrada digital?

Acredito que pensando assim, esquecemos as muitas particularidades e características inerentes aos suportes digitais. O hipertexto, como bem lembra o amigo Daniel, por exemplo, com sua não-linearidade, reina, criando novas formas de estruturarmos nossos textos, com inúmeros caminhos e possibilidades que podem ser a qualquer momento seguidos.

E as diferentes mídias suportadas pelos ambientes digitais; músicas, vídeos, animações, dentre outros, que promovem uma quase infinidade de formas de se expressar e que ampliam as maneiras tradicionais de leitura e escrita? Será que o letramento digital é reservado unicamente para as gerações contemporâneas, que já nasceram imersas e interconectadas? Ou será justamente o contrário, uma vez que muitos desses imersos fazem apenas leituras rasas, a chamada leitura dinâmica, quando encontram materiais mais densos e volumosos na rede? Será que os imersos também “desaprenderam” a escrever ou estão criando uma outra (ou nova) forma de escrita mais condizente com a, chamada por Baumann2, “geração facebook”?

Acho que, em se tratando de letramento digital, nada é tão exato que não possa ter várias interpretações.

O texto da profa. Bonilla3, por exemplo, traz à tona uma discussão que poderia parecer impensável há algum tempo: a possibilidade de pessoas, crianças e adultos, ainda em processo de alfabetização ou que não estão completamente alfabetizadas poderem utilizar o computador. O comportamento de muitos desse sujeitos ante o computador parece provar que isso é possível. As pessoas podem ter algum nível de letramento mesmo que ainda não alfabetizadas, e ainda têm a possibilidade de se apropriar de uma forma plena das potencialidades das tecnologias digitais a partir da sua interação com as mesmas.

Em minha pesquisa de mestrado, que versou a respeito das possibilidades da utilização das tecnologias digitais no apoio ao professor no processo de alfabetização de jovens e adultos, convivi com alguns depoimentos que realmente foram surpreendentes. Por exemplo, ouvi o relato de um aluno em processo de alfabetização inicial que tinha uma conta no Orkut (bastante usado na época), sendo que este recebia o apoio dos filhos para as atualizações do seu perfil. Surpresa também foi saber ainda que muitos dos adultos analfabetos andam de transporte coletivo e fazem compras com desenvoltura, grande parte das vezes sem nenhum auxílio.

Enfim...espero que as nossas discussões a respeito do tema sejam bem frutíferas e possam trazer muitas respostas para minhas inquietações....ou então, suscitar novas perguntas!!!


1 http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Textos/alfab_letra_soares.pdf
2 Veja mais em http://www.harleivrosa.blogspot.com.br/2012/03/dialogoscom-bauman-muitoboa-entrevista_26.html
3 http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Textos/nao_sei_ler_logo_nao_posso_usar_computador.pdf

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